-
Na tarde de hoje (31), a Prefeitura de Muritiba recebeu os representantes do Conselho Estadual de Cultura (CEC) Ana Vaneska e Luciano Rocha, em reunião para tratar do processo de solicitação de registro da Festa em Louvor ao Senhor do Bonfim de Muritiba como Patrimônio Imaterial da Bahia.
A reunião faz parte da programação de visita oficial do CEC ao município a fim de conhecer as celebrações, com destaque para a Lavagem dos Cães, tradicional expressão cultural que compõe a festa. O trabalho da gestão municipal e parceiros é garantir o registro provisório no centenário de Muritiba, em 2019.
Na oportunidade, foram discutidos os caminhos estratégicos para a entrada no processo de registro - agendado para o mês de março - além das futuras ações da pasta, como a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais e a criação do Plano Municipal de Cultura - instrumentos que fazem parte do Sistema Municipal de Cultura - sancionada pelo Prefeito Danilo Sampaio em dezembro, na última Escuta Cultural que mobilizou cerca de 80 agentes culturais de Muritiba.
A solicitação de patrimonialização da Festa em Louvor ao Senhor do Bonfim de Muritiba precisa ser feita através da sociedade civil organizada, com apoio técnico e administrativo da Prefeitura de Muritiba. Contamos com as anuências das filarmônicas centenárias 05 de Março e Lira Popular Muritiba, Associação do Samba de Roda Filhos do Paraguai (Seu Avelino e Segura a Véa) e Paróquia Católica, enquanto organização religiosa.
Em agosto, o Prefeito Danilo participou de reunião junto ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/BA), onde também foram encaminhadas pautas para o processo de registro da celebração, estreitando laços políticos e de colaboração técnica.
Em março, voltaremos com o Programa Escutas Culturais: etapa Direito de Acessar, prevista para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, instrumento fundamentalde gestão, construído junto a sociedade civil, que definirá os rumos das políticas culturais para os próximos 10 anos. O objetivo principal é potencializar a cultura de Muritiba como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, tentando alternativas para resolver o problema do desemprego.
Estiveram presentes na reunião, o secretário de Administração Wagner Santos (representando o prefeito, que não pôde comparecer por motivo de força maior), O secretário de Cultura, Desportos e Lazer, Luciano de Miranda, Assessor Técnico da Secretaria de Cultura, Vinícius Zacarias, o vereador Paulo Ricardo, representando a Casa Legislativa, além de representantes da Filarmônica 05 de Março e Filarmônica Lira Popular Muritibana.