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A prefeitura Municipal de Muritiba, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, numa ação conjunta e continuada com a Secretaria de Desenvolvimento Social,vêm executando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no nosso município.
Criado em 2003, o PAA é um programa do Governo Federal, que objetiva o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e fortalecer a agricultura familiar. Para que isso aconteça, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Os alimentos do PAA - adquiridos pelo governo diretamente dos agricultores familiares - são destinados para doação através do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do município, que executa a distribuição desses alimentos por meio de cestas montadas a partir dos produtos ofertados: feijão; milho; amendoim; batata doce; inhame; aipim; beiju; tapioca; biscoito de goma; farinha de mandioca; laranja; bolo; massa puba; entre outros diversos produtos da agricultura familiar do município.
Na proposta governamental,
Muritiba foi contemplada com o montante de R$ 97.500,00 para a aquisição dos
produtos destinados ao PAA. O município já realizou três aquisições num total
de R$43.331,65, e está prestes a realizar a 4ª aquisição na qual se estima
adquirir mais de cinco toneladas de alimentos e atender mais de 400 famílias em
situação de vulnerabilidade alimentar no município. Confira abaixo alguns dados
do programa:
1ª aquisição
· Mais de 3 toneladas de alimentos;
·
125 famílias beneficiadas;
2ª aquisição
·
Mais de 3,9 toneladas de alimentos;
3ª aquisição
· Mais de 4,7 toneladas de alimentos;
· 300 famílias beneficiadas;