-
"Saúde: Dever do Estado e Direito de Todos". Este foi o tema da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Muritiba realizada, durante dois dias, na Câmara Municipal. Na tarde da quinta-feira (25), o evento inciou com os tradicionais costumes de credenciamento, solenidade de abertura e formação de mesa. Na sequência foram apresentados o Plano Municipal de Saúde e a sua rede de serviços para o quadriênio 2018-2021, além das ações de saúde previstas no plano de governo. Após a apresentação das propostas da última conferência, seguida da leitura e aprovação do regimento interno, o primeiro dia de trabalhos foi encerrado.
A sexta-feira (26) foi marcada por um dia repleto de trabalhos, com palestras de representantes do Estado sobre temas como: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento adequado e Suficiente para o SUS. "Palestras como as que aconteceram aqui hoje são enriquecedoras, pois através delas, nossos servidores se atualizam e aprendem de forma participativa como melhorar", ressaltou o prefeito Danilo Sampaio.
Após o intervalo para o almoço, os participantes da conferência iniciaram trabalhos em grupo para a elaboração de propostas que foram apreciadas e votadas na Plenária Final. De acordo com a secretária de Sáude do município, Rosilvanda Oliveira, "a Conferência teve como principais objetivos debater e construir a política de saúde da nossa cidade contando com participação popular, estabelecendo um pacto entre poder público e sociedade para fomentar mudanças que melhorem o sistema", destacou.
A 5ª Conferência Municipal de Saúde de Muritiba também contou com a participação do secretário municipal de Saúde de Cabaceiras Raul Molina; população, secretários municipais, vereadores; funcionários do quadro municipal de saúde de Muritiba e membros do Conselho Municipal de Saúde.