-
A Prefeitura de Muritiba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta quarta – 14, a I Caminhada do Dia de Combate à Violência Contra o Idoso, lembrado no dia 15 de junho.
O objetivo central do evento foi colocar o idoso na rua para lutar contra a violência e sensibilizar a sociedade acerca do combate contra a violência. A caminhada passou pelas principais ruas da cidade, e se concentrou na Praça do São Pedro,
“Nossas ações com os idosos hoje são realizadas de forma intergeracional, no sentido de mesclar a convivência entre idosos, jovens e crianças, tanto por meio dos núcleos de atendimento, como pelos serviços sociais diversos que compõe a gestão.
Precisamos combater todos os tipos de violência contra o idoso, sejam elas físicas, psicológicas ou intelectuais, por meio da conscientização da existência política dessas pessoas. Ser idoso é ter vida ativa!”, ressaltou a secretária Vanilza Menezes.
Ainda, segundo Vanilza, este é um momento para a sensibilização da população de Muritiba para mostrar não somente o potencial do idoso, como a importância que ele tem para o desenvolvimento e crescimento da nossa sociedade.
Os principais tipos de violência contra os idosos são a violência física, psicológica, sexual, o abandono, a negligência, a violência financeira ou econômica, auto-negligência, violência medicamentosa, a violência emocional e social.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Luciano de Miranda, esteve presente no evento, e destacou a necessidade de criação da Casa dos Idosos no município, uma instituição que acolha idosos necessitados de atenção especial e cuidado contínuo.
Atualmente, a secretaria de desenvolvimento social atende centenas de idosos do municio através de serviços sociais, como grupos de convivência a atividades da 3ª idade e acompanhamentos técnicos especializados.
Violência contra a pessoa idosa é crime. Para denunciar ligue para o Disque Cidadania (100 ou 0800 280 5688 ou 0800 86 2400).