-
Viemos por meio desta nota pública, elucidar à população Muritibana e sobretudo à Comunidade de alunos e responsáveis da nossa rede de Unidades Escolares, que apesar de nosso desejo de executar a segunda fase da da distribuição dos kits alimentares da forma mais célere possível, temos que respeitar normas burocráticas que nas premissas do fornecimento da Alimentação Escolar nos tempos de COVID-19.
Só agora finalizamos todos os passos para distribuição dos kits para a segunda etapa, referente à agricultura familiar, que deve ser mantida em 30 % do total, priorizando a compra local conforme resolução do FNDE, já que na primeira etapa foram entregues os kits a 4. 600 alunos de todos os segmentos da rede Municipal de Ensino. Encerramos o processo por meio da chamada pública com os interessados da agricultura familiar, visando o escoamento da produção desses Agricultores.
Realizamos reunião com o Conselho do CAE para discutir o per capita adequado, a faixa etária, além de uma reunião com agricultores, pessoal da merenda escolar e nutricionistas. Tudo isso no intuito de discutir os projetos de vendas e a elaboração dos cardápios dos kits, de forma que possam atender os grupos de alimentos como cereais, tubérculos, feijão, legumes, verduras, frutas, ovos etc. O cuidado também foi elaborar os cardápios respeitando a composição nutricional como: calorias, carboidratos, proteínas e lipídios.
Observação importante: Estamos seguindo as normas preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar eventuais aglomerações, deste modo, esta Secretaria organizou um cronograma, para que o acesso aos Kits ocorra de forma segura para todos os envolvidos no processo, e também nos possibilitando mais controle e eficiência na entrega que se dará na seguinte ordem: Creche, Educação Infantil e Escola Quilombola e no segundo momento será a vez dos alunos dos fundamentais I e II e a EJA.