-
Confira as fotos das Escutas Cultuais
Na manhã da última terça-feira (20), aconteceu a II Escuta Cultural na Escola Reunidas Alcides de Almeida (Programa de Educação de Jovens e Adultos), parte do Programa Escutas Culturas: etapa Direito de Criar, desenvolvida pela Prefeitura de Muritiba através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
A primeira Escuta Cultural aconteceu dia 29 de setembro na Câmara Municipal de Vereadores, desde lá a prefeitura já estreitou o diálogo com mais de 40 agentes culturais e mais de 10 instituições e entidades culturais do município.
Com o objetivo de promover o desenvolvimento e organização das políticas culturais, o foco principal do programa é a criação e implementação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), onde estabelece o CPF da Cultura: Conselho, Plano e Fundo. Assim, garantindo o fortalecimento do setor beneficiando quem produz e vive de cultura e colabora para o desenvolvimento econômico de Muritiba.
"O Programa Escutas Culturais é de total importância, pois na nossa gestão visualizamos a cultura como vetor de desenvolvimento econômico. São os artistas, artesões, grupos e instituições culturais que colaboram a circulação e dinamização de Muritiba. Nosso esforço é construir uma política que futuramente seja o principal instrumento do povo! Muritiba é rica de cultura, e tem muita gente que dela tira seu sustento, seja direta ou indiretamente", ressaltou o prefeito Danilo Sampaio, que tem incentivado a realização do programa.
O Secretario de Cultura, Desportos e Lazer, Luciano de Miranda, reforça a necessidade da participação de todos nas próximas duas escutas, dia 17 de novembro na Escola Reunidas Alcides Almeida (EJA) e dia 15 de dezembro na Câmara de Vereadores, onde acontecerá a posse do novo Conselho de Políticas Culturais e sansão do SMS pelo prefeito, além de uma palestra com o Prof. Dr. Carlos Costa (UFRB), sobre Cultura como vetor gerador de trabalho, emprego e renda.
O Programa Escutas Culturais são as ações compactuadas junto ao Governo do Estado através do Prefeitura de Muritiba. As ações contam com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e apoio da Câmara de Vereadores de Muritiba.