-
A Prefeitura Municipal de Muritiba, através da Secretária de Saúde local (SESAM), adquiriu recentemente um ventilador pulmonar Tecme e um cardioversor com DEA (desfibrilador externo automático) e marca-passo. Equipamentos que farão parte da nova sala de estabilização do Hospital, que será entregue requalificado – com recursos próprios – ainda neste mês.
Para o melhor uso destes dispositivos, a Secretaria de Saúde promoveu na última sexta-feira (dia 1°) o primeiro ciclo de treinamento operacional pra os novos equipamentos. O curso, ministrado pelo supervisor técnico da H3 Pharma, Orlando Ribeiro, aconteceu na Unidade de Saúde da Família Deusildes Matias de Almeida - onde está funcionando provisoriamente o Hospital até o término da reforma.
Participaram do treinamento, o secretário de
saúde, Pedro Braga, além do médico plantonista, enfermeiros e técnicos em
enfermagem do município.
O Dr. Péricles Cabral, médico plantonista que trabalha
na unidade, nos contou o tamanho da diferença que estes novos aparelhos podem
fazer. “Os equipamentos recém adquiridos aumentam a capacidade do município em estabilizar pacientes graves, por exemplo. Pois são máquinas que atuam na
preservação da vida. Assim acabamos com a necessidade de mandar estes mesmos
pacientes graves para serem estabilizados em cidades vizinhas – prática comum
até então – enquanto aguardam a regulação”, esclareceu o médico.
O secretário de saúde de Muritiba, Pedro Braga, se disse muito feliz com as novas aquisições, e falou sobre mais novidades que estão a caminho. “O hospital reformado e requalificado terá plantão 24 horas, especialidades como obstetrícia, pediatria, ginecologia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, e já estamos em busca de um cardiologista e um angiologista, fechando o ciclo de especialidades básicas, e fazendo do Hospital de Muritiba referência na região”, pontuou.
“A unidade hospitalar contará ainda com três leitos de parto natural – para que os nossos filhos voltem a nascer aqui em Muritiba, três ambulâncias – duas novas, uma comprada com recursos próprios, e a segunda adquirida através do Governo do Estado – e salas de observação, acolhimento e consultório climatizadas”, completou o secretário.